Funcionamento Geral

Credenciamento EAD

A Universidade de São Paulo é autorizada a realizar atividades de aprendizagem com a utilização de recursos à distância (EAD) conforme Portaria MEC/SESu nº 654 de 07/03/2004, ratificada pela Portaria MEC/SESu nº 1.161, de 14/06/2006.

Os cursos e Treinamentos técnicos à distância (EAD) do LACASEMIN

Na era atual, existe a constante busca de informações e de atualização tecnológica. Nesse contexto, a educação à distância (EAD) se dissemina rapidamente no mundo todo, envolvendo quase todas as instituições de renome.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP com sua atuação sempre inovadora e de liderança e não perdendo de vista a preservação da sua história de excelência, desenvolveu através do seu Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração – LACASEMIN, um formato de EAD que aplica com sucesso na produção e execução de seus cursos "lato sensu" (ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) e treinamentos técnicos (TREINAMENTO TÉCNICO EM HIGIENE OCUPACIONAL).

O EAD desenvolvido pelo LACASEMIN, que assume a função de Ensino e Aprendizado à Distância (EAD), dispensa a presença física do aluno em suas salas de aula e permite a este, adequada flexibilidade para o estudo teórico e atividades presenciais de laboratórios práticos. Por exigência legal, as provas finais de cada uma das disciplinas são presenciais.

Com o desenvolvimento dessa modalidade de ensino e aprendizado alarga as suas fronteiras de educação continuada, permitindo um maior acesso de profissionais de todo o Brasil aos seus cursos e treinamentos técnicos de alta qualidade.

Contribui, assim, o LACASEMIN, com a universalização da educação, fator importante para a integração dos brasileiros das mais diversas regiões.

A Dinâmica de aprendizado

O formato EAD dos cursos e treinamentos técnicos do LACASEMIN envolve:

  1. O estudo dirigido com as apostilas e resumos segundo orientação programada para cada aula;
  2. O estudo através do preenchimento do Caderno de Quadros com relação às lacunas de exemplos e exercícios, que são postados na plataforma;
  3. A execução de testes e simulados que são enviados ao aluno pela plataforma MOODLE ou via e-mail. O cronograma dos cursos e treinamentos técnicos a distância (EAD) é equivalente ao presencial, ou seja, 4 módulos por ano.
  4. O estudo dos filmes e fotos enviados nos DVD. Estão incluídas filmagens de aulas-resumo, ministradas pelos professores, com duração de 15 minutos cada uma. Cada DVD contém 4 aulas de 15 minutos. As aulas-resumo, ministradas pelos professores, filmadas e gravadas em DVD, tem a correspondência de cada 15 minutos equivalerem ao resumo de 3 horas em sala de aula presencial.
  5. A interação diária para esclarecimentos de dúvidas por meio de tutoria (IMAD) e uma programação de atividades complementares por meio das seguintes ferramentas: chat, fórum de discussão, quadro de avisos, FAQ.
  6. A presença do aluno é obrigatória nas provas finais e nas disciplinas que tenham parte prática, como laboratório.

Critério Geral de Aprovação

Para ser considerado aprovado nos cursos e treinamentos técnicos à distância (EAD) do LACASEMIN e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer a todos seguintes requisitos:

  1. Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas; e
  2. Obter frequência mínima de 85% nas atividades presenciais programadas; e
  3. Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) no Estudo de Caso.

Última atualização: quarta-feira, 12 ago 2020, 22:24