PORQUE SE TORNAR UM ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO?

Atenção! Informações importantes aos graduados Engenheiros e Arquitetos brasileiros!

 

Prezados profissionais,

Você que é Engenheiro (a), ou Arquiteto (a), que se encontra em qualquer parte do Brasil e que pretende alavancar a sua carreira, e ajudar a salvar vidas, recebendo para isso uma excelente formação em Engenharia de Segurança do Trabalho, feita em uma renomada instituição de ensino como a POLI-USP, não pode deixar de ler a informação a seguir:

1 - SOBRE O MERCADO DE TRABALHO PARA OS ENGENHEIROS DE SEGURANÇA DO TRABALHO:

O Engenheiro (a) de Segurança do Trabalho é um (a) importante profissional, que compõe, juntamente com outros profissionais, o “Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT”, estabelecido pelo artigo 162 da “Consolidação das Leis do Trabalho - CLT” e regulamentado pela NR-04, “Norma Regulamentadora 04”. A equipe do SESMT tem o papel de promover a saúde dos trabalhadores e garantir a segurança no ambiente de trabalho nas empresas.

2 - SOBRE O PROFISSIONAL ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO:

Conforme disposto no art. 1º da Lei Federal nº 7.410 de 27/11/1985 (*) que foi regulamentado pelo Decreto Federal nº 92.530 de 09/04/1986 (**)

... O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido, exclusivamente: I - ao Engenheiro ou Arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação; ...

(*)
Lei Federal nº 7.410 de 27/11/1985: Dispõe sobre a especialização de
Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão de
Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras providências.
(**) Decreto Federal nº 92.530 de 09/04/1986: Regulamenta a Lei nº 7.410, de 27 NOV 1985, que dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras providências.

3 - SOBRE OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO:

Os cursos de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho para serem válidos e propiciarem aos seus alunos aprovados desses cursos, o registro profissional junto ao seu sistema, ou de Engenharia, ou de Arquitetura, precisam estar com seu currículo básico de disciplinas de acordo com o estabelecido no Parecer CFE/MEC nº 19 de 27/01/1987 (*).

(*)
Parecer CFE/MEC nº 19 de 27/01/1987: Estabelece o currículo básico do curso de
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

4 - SOBRE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO LACASEMIN/POLI-USP:

Modalidades: Presencial e EAD semipresencial

O LACASEMIN/POLI-USP realiza a produção e a entrega do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em duas modalidades: 1- Presencial; e 2 – EAD semipresencial, ambas através do Programa de Educação Continuada – PECE da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP.

Informações sobre esse curso na modalidade EAD semipresencial:

Sobre os cursos à distância (EAD-semipresencial) do LACASEMIN/POLI-USP:

Atualmente, existe uma constante busca de informações e de atualização tecnológica. Nesse contexto, a educação à distância (EAD) se dissemina rapidamente no mundo todo, envolvendo quase todas as instituições de renome.

A ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (EPUSP) com sua atuação sempre inovadora e de liderança e não perdendo de vista a preservação da sua história de excelência, desenvolveu através do seu LABORATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL, HIGIENE E SEGURANÇA NA MINERAÇÃO (LACASEMIN), um formato EAD-semipresencial, combinando atividades à distância (EAD) e presenciais, que aplica com sucesso na produção e execução de seus cursos "lato sensu" de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e de Especialização em Higiene Ocupacional.

A modalidade à distância (EAD-semipresencial) desenvolvida pelo LACASEMIN, dispensa em alguns momentos, a presença física do aluno em suas salas de aula e permite a este, adequada flexibilidade para o estudo teórico e atividades presenciais de provas e de laboratórios práticos.

Com o desenvolvimento dessa modalidade de ensino e aprendizado alarga as suas fronteiras de educação continuada, permitindo um maior acesso de profissionais de todo o Brasil aos seus cursos e treinamentos de alta qualidade.

Contribui, assim, o LACASEMIN, com a universalização da educação, fator importante para a integração dos brasileiros das mais diversas regiões.

  • Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Médici de Eston
  • Vice coordenador: Prof. Dr. Wilson Siguemasa Iramina
  • Assessoria Técnica: Prof.ª. Drª. Maria Renata Machado Stellin

Autorização: A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) é autorizada pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) a realizar atividades de aprendizagem com a utilização de recursos à distância (EAD) conforme Portaria MEC/SESu nº 654 de 07/03/2004, ratificada pela Portaria MEC/SESu nº 1.161, de 14/06/2006 e pela Portaria MEC/SESu nº 48 de 23/01/2013.

Aprovação: Curso EAD-semipresencial do LACASEMIN/POLI-USP é devidamente aprovado pelos sistemas CONFEA/CREA (Engenheiros) e CAU/BR/CAU (Arquitetos), permitindo que os alunos aprovados em nosso curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, solicitem o seu registro profissional de Engenheiro (a) de Segurança do Trabalho, junto a esses dois sistemas.

DIFERENCIAIS DO CURSO LACASEMIN/POLI-USP: quando você se matricula nesse curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho você levará com você:

Experiência no modelo EAD (semipresencial): turmas do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho realizadas anualmente desde 2005.

Alunos formados no período 2007 a 2017: cerca de 2.200 alunos formados. Turmas iniciadas 2018, 2019 e 2020 em andamento.

Premiações: esse curso em nosso modelo EAD semipresencial, recebeu prêmios nacionais.

Certificação: O aluno regularmente aprovado neste curso receberá a titulação de "Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho" com o certificado emitido pela USP.

Corpo docente e qualidade de conteúdo: professores USP e renomados profissionais de mercado e pesquisadores da FUNDACENTRO. Corpo Docente clique aqui

Relação de Disciplinas: Este curso está estruturado conforme disposto no Parecer MEC nº 19 de 27/01/1987 e tem uma carga horária total de 634 horas de estudo. Conteúdo clique aqui

Duração da realização das disciplinas do curso: Esse curso tem uma carga horária de estudos de 634 horas/aula e é curso realizado em 2 anos, mais seis meses de monografia, o que permite ao aluno uma a melhor absorção dos conhecimentos.

Aulas por videoconferência: a partir deste ano, além do material didático regular, o aluno assistirá às aulas por sistema de videoconferência.

Atividades presenciais: Por exigência legal, as provas finais de cada uma das disciplinas, são presenciais. Os alunos da modalidade EAD-semipresencial deverão fazer provas presenciais obrigatórias (conceituais e/ou práticas) e atividades de laboratório que costumam ser realizados no período de uma semana, em horário integral, nos meses de janeiro ou fevereiro e julho ou agosto do período do curso.

Laboratórios práticos presenciais: As atividades de laboratório, com demonstrações e manuseio de instrumentos, utilizam instalações e equipamentos do Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança do Trabalho na Mineração - LACASEMIN do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP.

Laboratório Virtual de Higiene Ocupacional:  um software de simulação pelo qual o aluno aprende a utilizar instrumentos e equipamentos e a realizar de medições de temperatura, ruído, iluminação, vibração, ventilação e gases, tudo em ambientes virtuais.

Sistema de tutoria: o acompanhamento e o esclarecimento de dúvidas dos alunos durante todo o curso, são realizados por uma equipe de Engenheiros de Segurança do Trabalho e pelos professores principais do curso.

Monografias (TCC): aulas, supervisão técnica e apoio intensivo aos alunos para a escolha de temas e para a elaboração de Monografias (TCC).

Inscreva-se para o Processo Seletivo desse curso acessando o link abaixo:

Sim, eu quero me tornar um conceituado Engenheiro de Segurança do Trabalho e ajudar a salvar vidas!